Sobre a força da mulher
A minha avó materna pariu oito. Quase uma escadinha de filhos. Era professora de geografia e dava conta de tudo. Recentemente descobriu um câncer de mama. Ela, aos 88 anos, com um câncer. “Ainda bem que veio só agora”, falou para mim dá última vez que a vi. Eu estava nervosa, preocupada não só com a doença, mas com a internação, hospital e anestesias. Pô, ela tem 88 anos! “Minha filha, eu me preparei para envelhecer. E sei que as doenças chegam. Faz parte da velhice. Eu estou bem e vou passar por isso.”
Ontem voinha operou, deu tudo certo e ela já está em casa. Mulher danada, essa! Está calma, confiante e dorminhoca. Cercada dos meus primos e tios, com o altar todo cheio de velas. Pelas fotos vejo a tranquilidade no olhar dela.
Esses dias entrevistei uma empresária, mãe de quatro filhos (qua.tro!), que montou um portal para mães de múltiplos, depois começou a fazer comidinhas congeladas e hoje é dona de uma grande marca de comidas saudáveis.
A minha funcionária, aqui em casa, teve 5 filhos, se separou de alguns para poder trabalhar em São Paulo, tem nove netos, não é casada e dá conta de tudo.
O que essas mulheres têm em comum? Força. Ninguém encara um câncer aos 88 anos, uma família com 4 filhos e uma ruptura nos laços maternos se não tiver muita força. De onde a tiramos, muitas vezes não sabemos. Como lidamos com situações difíceis da vida e decisões a serem tomadas, eu não sei.
Só sei que toda vez que a minha cabecinha pensa em fraquejar eu lembro de voinha, mãe de oito e professora de geografia. Na boa, a gente dá conta!
Me admira mulheres fortes, decididas e guerreiras (acho que todos admiram mulheres assim). Mais do que isso: eu olho a história de vida e penso o que posso tirar para mim, para o meu crescimento e enriquecimento pessoal. Sabe inspiração? É meio isso.
Não é obra divina ou merecimento. É correr atrás. É focar e fazer. É lutar pelo que quer. Tem gente que tem um dom natural para isso. E se você cruzar com uma mulher assim, minha amiga, agradeça. E espelhe-se na força e na vontade de viver!
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae